Storyboard como utilizar na educação a distância

Storyboard

O storyboard é uma ferramenta já muito utilizada para produções cinematográficas.  Esta ferramenta busca orientar de uma forma ilustrativa todos as pessoas envolvidas na produção dos cursos.

Segundo Oliveira, (2011), um storyboard é um filme contado em quadros, ou seja, é a transformação de um roteiro em uma história em quadrinhos, mas com um detalhe importante: “apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio”

O storyboard pode ser desenvolvido pelo próprio Designer Instrucional ou este também pode contar com a ajuda de um Designer ou ilustrador. Uma das ferramentas mais práticas para se elaborar um storyboard é a utilização de programas de apresentação como o PowerPoint ou o Keynote.

O storyboard tem como objetivo esboçar como o conteúdo deverá ser disposto nas telas para o usuário final e também orientar a equipe de produção, Design e programação sobre como elaborar o layout inicial.

O storyboard feito para o curso foi desenvolvido de forma linear. O usuário pode movimentar de uma tela para outra de uma forma sequencial, sem nenhum tipo de desvio, como demonstrado na Figura 4.

Fonte: Designing Solutions.

Figura 4 – Estrutura linear de storyboard.

 

 

Esta estrutura foi selecionada pois demonstra da melhor forma como o curso foi elaborado. A estrutura se torna ideal para a ferramenta “lição” que permite ao programador criar dois botões principais de navegação, os de “avançar” e “voltar”.

Nas próximas figuras, serão demonstrados os storyboards principais para o desenvolvimento do curso Aprenda a gravar vídeos para EaD.

A Figura 5 representa o primeiro quadro do storyboard e vem acompanhada de todas as descrições necessárias para a equipe de desenvolvimento.

 

 

Fonte: João Ernani

Figura 5 – Storyboard Tela 1

 

As Figuras 6,7 e 8 representam os demais storyboards, onde será possível acessar todo o material disponível para o curso

Fonte: João Ernani

Figura 6 – Storyboard Tela 2

 

 

Fonte: João Ernani

Figura 7 – Storyboard Tela 3

 

Fonte: João Ernani

Figura 8 – Storyboard Tela 4.

Os storyboards desenvolvidos têm como função demonstrar para a equipe de produção como esta deve trabalhar com a ferramenta “lição”. Foram desenvolvidos 4 tipos de storyboards norteadores, sendo o primeiro um modelo padrão onde serão postados todos os vídeos que serão disponibilizados durante o curso. O segundo, tela 2, demonstra uma tela padrão para disponibilizar o material complementar para download. O terceiro demonstra como irão funcionar os questionários que também serão configurados na ferramenta “lição” e que permite uma navegação linear. Por último, será demonstrado como será a tela de encerramento do curso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.