Planejamento educacional, o que é e como funciona?

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, O QUE É E COMO FUNCIONA?

O planejamento educacional se refere a tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento do país.

Venha conhecer mais a respeito no artigo a seguir!

Planejamento educacional

Na escola o planejamento educacional é formado por ações necessárias para a condução do processo de ensino e para que sejam alcançados os resultados determinados.

A questão fundamental é que, na prática de muitas escolas, o planejamento vem se reduzido ao cumprimento de uma exigência.

Características de um bom planejamento

  • Possuir foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola;
  • Deverá ser o produto de uma discussão que englobe todas as comunidades escolares;
  • Haver o desempenho firmemente monitorado, com abertura para redirecionamentos;
  • Possuir princípios pedagógicos que obedeçam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores;
  • Orçar o tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas.

Quem faz o planejamento educacional?

O planejamento educacional de um sistema é realizado em nível nacional, estadual e municipal.

Se baseia no processo de análise e reflexão das várias faces de um sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução.

Esse planejamento possui as intenções e estratégias de cada governo para o enfrentamento das questões de acesso e permanência com sucesso dos alunos no sistema educacional, em especial no sistema público de ensino.

Qual a finalidade do planejamento educacional?

O planejamento educacional tem a finalidade ofertar uma abordagem racional do processo de ensino e aprendizagem.

Todo o planejamento, tem seus componentes, regras e as suas etapas, possui também os meios e como proceder para atingir o planejado.

Planejamento educacional

Photo by Tirachard Kumtanom from Pexels

Quais as características do planejamento educacional

Vamos conhecer a seguir as principais características:

  • Continuidade;
  • Organização;
  • Previsão e clareza,
  • Flexibilidade;
  • Objetividade e realismo.

O que é planejamento em educação?

planejamento escolar deve ser proferido através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.

O planejamento da escola é o plano combinado pelas referenciais que dizem respeito aos objetivos e metas estabelecidas para cada uma das dimensões de gestão da escola: pedagógica, administrativa, recursos humanos, recursos financeiros e resultados educacionais.

O plano curricular ou de ensino constitui-se no referencial com os fundamentos de cada disciplina, onde devem estar expressos as expectativas de aprendizagem, os conteúdos previstos e as propostas de avaliação para cada ano/série.

Etapas do planejamento educacional

Reúna todo o corpo docente e equipe

O planejamento educacional eficiente é aquele construído de forma coletiva e que envolve direção, coordenação e professores.

Elabore temas e faça reflexões com base nas experiências vividas no cotidiano da sala de aula ao longo do ano anterior, mostre as tendências na educação que seria bacana implantar na escola e demonstre caminhos para melhorar a atuação docente.

Analise dados de planejamentos anteriores

Realize uma comparação com o planejamento de anos anteriores, verifique não apenas os objetivos atingidos, mas como o ensino se transformou ao longo dos anos.

Compare documentos importantes de seu sistema de gestão escolar ou de pesquisas realizadas internamente e tente cruzá-los com o planejamento pedagógico.

Proponha novas metodologias

Muitas escolas ainda se adaptam para enfrentar os desafios da educação do século 21 e necessitam com urgência implantar novas formas de ensinar.

Essas metodologias passam um novo sentido ao papel do professor na sala de aula e, sobretudo, tornam o aluno um protagonista no processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que valorizam a prática de cada conteúdo abordado.

Reveja o planejamento regularmente

O planejamento educacional deverá ser revisitado com frequência, tanto para analisar se o andamento da escola está em conformidade com as diretrizes estabelecidas quanto para eventuais readequações.

Dê retornos

A cada retificação ou acréscimo de informações no planejamento pedagógico, é interessante tornar público o que foi acordado e por quê.

Conclusão

Educação requer muitos detalhes e o planejamento educacional vem justamente organizar a vida dos envolvidos em todas as formas de ensino.

E aí, você gostou desse assunto, continue acompanhando nossas postagens aqui no blog.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.