Matriz de Design Instrucional

2.2.2 Matriz de Design Instrucional

A matriz de Design Instrucional é um recurso complementar ao mapa de atividade, na qual atividades complexas podem e devem ser descritas para a equipe, a fim de atingir todos objetivos da tarefa proposta. Normalmente, a matriz é utilizada em atividades de dinâmicas que precisam de um detalhamento maior.

No Quadro 26, será apresentada a Matriz de Design Instrucional Aprender a gravar vídeos para Ead.

Quadro 26 – Matriz de Design Instrucional “Aprenda a gravar vídeos para EaD”

Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle Curso/disciplina: Aprenda a gravar vídeos para EaD

Designer Instrucional: João Ernani Antunes Costa Junior

Identificação da Atividade Detalhamento da Atividade
AULA 3

Atividade 19

Título da dinâmica: “Roteiro de uma videoaula”

Descrição / proposta da dinâmica:

A dinâmica consiste na criação de um roteiro e uma apresentação em PowerPoint, contendo um storyboard para a produção da videoaula.

Etapas:

1. Assistir o vídeo sobre os diferentes formatos de videoaula produzidos, videoaula com apresentador, videoaula com apresentador + sincronização de slides, animação boneco com locução, capturada de tela, entrevistas, webinar, apresentação de PowerPoint com voz.

2. Formação de trios;

3. Fórum de discussão dos trios, divisão das funções apresentador, locutor, diretor, editor e roteirista;

4. Pesquisa individual no Youtube e postagem individual no fórum de diferentes vídeos e comentários sobre bibliografia e exemplos de obras de um profissional/grupo brasileiro de cada uma das três funções/áreas de atuação;

5. Produção dos slides (em formato PPT) com storyboard do roteiro (tarefa coletiva);

6. Postagem da apresentação na ferramenta Tarefa.

Objetivo(s):

• Identificar os diferentes tipos de videoaula produzidos

• Exemplificar os tipos de tecnologias utilizadas nos vídeos

Critérios / avaliação:

• Interação com os colegas;

• Clareza, coesão e coerência textual;

• Adequação da linguagem;

• Utilização de recursos visuais nos slides;

Design dos slides

• Postagem do arquivo (em formato DOC e PPT) da apresentação

na ferramenta Tarefa;

• Cumprimento do prazo.

Tipo de interação:

Em trios

Prazo:

Duas semanas

Ferramenta(s):

Escolha de grupos

Fórum

Tarefa

Conteúdo(s) de apoio e complementar(es):

Vídeo com diferentes formatos de vídeos (gravação de telas, locutor

com PowerPoint, apresentador com slide sincronizado);

Ferramenta: Arquivo

Mídia: arquivo em formato .MOV

Roteiro contendo a aula desenvolvida pelo aluno

Ferramenta: Arquivo

Mídia: arquivo em formato PDF

Produção dos alunos / avaliação:

• Produção coletiva: apresentação em formato PPT

Feedback:

Produção coletiva: 7 dias úteis após o prazo limite para entrega da atividade. O feedback estará disponível na ferramenta notas e será apresentado em forma de comentário na própria atividade.

Fonte: João Ernani

Foi desenvolvida uma dinâmica para a aula 3, atividade 19. Foi utilizada a matriz para demonstrar como funcionará a produção de um roteiro e o desenvolvimento do storyboard de uma forma coletiva, em que o aluno deve assistir um vídeo sobre os diferentes tipos de videoaula, formar um trio com alunos de interesse comum, participar do fórum de discussão e elaborar um roteiro, pesquisar individualmente outros tipos de videoaula não mencionados e criar um storyboard a partir do roteiro desenvolvido.

Deixe aqui o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.