Google acadêmico: tutorial completo – O que é e como utilizar

GOOGLE ACADÊMICO TUTORIAL COMPLETO, O QUE É E COMO UTILIZAR

A internet é uma gigante, impossível mensurar todas as suas informações e ela se torna cada dia mais um espaço acessível para estudantes e pesquisadores buscarem diversas orientações em suas pesquisas.

Você já ouviu falar no Google Acadêmico?

Vamos a seguir conhecer mais sobre essa ótima ferramenta de pesquisas, ver suas vantagens e contribuições para os estudantes!

Além disto você irá aprender como utilizar esta ferramenta de uma forma simples e descomplicada.

O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico ou em inglês Google Scholar é uma ferramenta de busca do Google direcionado para estudantes, professores, pesquisadores, cientistas, universitários e curiosos.

É um banco de dados com teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros onde é possível achar todos os artigos relacionados a sua pesquisa.

A plataforma adiciona suas produções científicas, teses, mestrado e doutorado para outros pesquisadores buscarem e encontrem sua literatura acadêmica.

Esta é uma excelente forma de promover o seu trabalho científico pois este será encontrado facilmente por outros pesquisadores.

Desta forma você aumenta as chances de ser referenciado em outros artigos acadêmicos.

Como acessar o Google Acadêmico?

Acessar o Google Acadêmico é igual ao Google “normal”, onde na configuração padrão, após você digitar no campo de busca o assunto ou a palavra-chave de interesse, os resultados são mostrados com base em um critério de relevância.

Para acessar o Google Acadêmico clique neste link: https://scholar.google.com/

google acadêmico passo 1

São considerados aspectos como quantidade de citações que o trabalho recebeu, o autor, o próprio texto, o local onde foi publicado e o renome da pesquisa.

Para isso é fundamental que a sua publicação tenha o código DOI, que além de auxiliar a localizar o seu trabalho, também contabiliza as menções feitas ao seu trabalho.

*código DOI: O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único para artigos, anais ou proceedings e outras publicações científicas.

Como criar perfil de autor e encontrar todos os seus artigos?

Você também pode monitorar as suas publicações e citações utilizando o Google Acadêmico.

Passo 1: Faça o seu login de autor no Google Acadêmico utilizando o seguinte link: https://scholar.google.com/

Utilize sua conta google e preencha seus dados pessoais e clique em próxima Etapa;

Do lado esquerdo da tela clique no ícone google acadêmico conforme mostra a figura a seguir.

google acadêmico passo 2

Passo 2: Faça o seu cadastros de autor no Google Acadêmico. Clique no ícone meu perfil e preencha todas as suas informações. Clique no botão azul próxima. 

google acadêmico passo 3

 

Passo 2: O Google Acadêmico irá buscar todos os artigos com o seu nome. Verifique o artigo e Selecione seus artigos e, em seguida em clique no botão azul Próxima Etapa conforme a figura;

google acadêmico passo 4

Passo 3: Selecione uma das opções sugeridas pelo Google; Eu recomendo que você marque a segunda opção pois desta forma você pode verificar e ser notificado quando alguém publicar um novo artigo no qual você é co-autor. É uma ótima forma de ser avisado e o melhor de uma forma automática.  Selecione também a opção para tornar o seu perfil público desta forma será mais fácil outras pessoas pesquisarem sobre o seu nome no google.

google acadêmico passo 5

Passo 4: Atualize a foto do seu perfil e confirme o seu e-mail para receber novas atualizações.

google acadêmico passo 6

 

Pronto você acabou de preencher o seu google acadêmico. Agora é só deixar o google trabalhar automaticamente para você.

Espaço de publicação

O Google Acadêmico conta com a possibilidade dos seus usuários econtrarem trabalhos acadêmicos de sua autoria à ferramenta.

Isso é ótimo para quem deseja elevar a visibilidade e a credibilidade das suas produções científicas.

Pesquisar perfis ou artigos

A ferramenta oferta ainda a possibilidade de você buscar a partir do título de um trabalho, ou mesmo de palavras-chave mais genéricas, que trarão resultados menos refinados, arranjados por relevância de acordo com os critérios do Google Acadêmico.

 Pesquisa avançada

Com a opção de pesquisa avançada, você consegue selecionar os resultados da sua pesquisa e obter aqueles que são valiosos e que, de fato, fazem parte de seu trabalho.

Para acessar a pesquisa avançada você deve entrar em sua conta Google e do lado esquerdo da tela clique nos três traços ao lado do nome Google Acadêmico, clique em Pesquisa Avançada

Você pode pesquisar por artigos:

  • Com todas as palavras chaves
  • Sem as palavras
  • Pela autoria do artigo
  • Com frases exatas
  • Pelo nome do artigo
  • Com no mínimo uma das palavras
  • Ou pela data do artigo

 

Minha biblioteca

O setor “Minha biblioteca” proporciona você reunir as suas publicações e salvar os resultados encontrados na busca com esta ferramenta.

Uma maneira prática de você organizar o material para a sua pesquisa científica além de importar artigos e trabalhos em que você foi citado.

 

Conhecendo mais a ferramenta

O Google Acadêmico oferta diversas funcionalidades que ajudam o dia a dia de estudantes e pesquisadores.

Vamos conhecer melhor algumas ferramentas:

  • Em “Minha Biblioteca” você armazena seus trabalhos acadêmicos encontrados em suas pesquisas e assim construir seu próprio acervo;
  • Com a funcionalidade “Minhas Citações” você verifica o índice de citações de suas publicações nos resultados de pesquisa;
  • Na função “Alertas” é possível criar uma espécie de alarme que te leva a determinados temas e palavras-chaves escolhidos e que são enviados por e-mail quando houver novas publicações;
  • Com as “Métricas” você verifica a visibilidade e influência de artigos publicados recentemente mais relevantes por área.

 

Como publicar o seu trabalho no Google Acadêmico?

Como você já aprendeu a refinar suas buscas e obter melhor proveito do Google Acadêmico, veja como ter o seu perfil listado entre os autores que podem ser encontrados na ferramenta.

Se a sua intenção é de incluir as suas produções acadêmicas na ferramenta, é preciso criar um perfil no próprio Google Acadêmico com suas principais informações de contato, assim como suas filiações universitárias.

Não é possível publicar diretamente no Google Acadêmico o seu artigo. O google acadêmico irá encontrar o seu artigo automaticamente pelo código DOI.

*código DOI: O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único para artigos, anais ou proceedings e outras publicações científicas.

Conclusão

Estudar e realizar pesquisas nunca foi tão fácil como os dias atais.

Graças ao Google Acadêmico e as Tecnologias educacionais ficou mais fácil ter acesso a revistas, artigos, teses e muito mais relacionados ao mundo acadêmico.

Você quer aprender mais inscreva-se para o próximo Workshop e receba as atualizações do blog.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.