Educação financeira nas escolas é muito importante

A importância de educação financeira nas escolas

A educação financeira nas escolas é muito importante, pois prepara as crianças e desenvolve nelas as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas.

O que significa educação financeira?

Quando pensamos em educação financeira, logo pensamos apenas na ideia de economizar.

Está errado esse pensamento!

Educação financeira vai além de só economizar por economizar, pois está relacionado à forma como compreendemos o dinheiro e todas as informações relacionadas a ele.

O objetivo é o de tornar a pessoa consciente para todas as decisões que com seu dinheiro, ou seja, que ele esteja ligado nas oportunidades e riscos de todas as ações que pode tomar.

É muito importante por conta da segurança que ela proporciona, afinal pessoas bem-sucedidas financeiramente muito provavelmente tiveram uma boa educação quando o tema é finanças pessoais.

Esta é fundamental para pessoas em qualquer classe social, que buscam tranquilidade e segurança material para poder aproveitar a vida da maneira que acharem mais conveniente.

educação financeira

O programa de educação financeira nas escolas é formado por projetos entre o ensino médio e fundamental, composto por um projeto pedagógico e um conjunto de livros que propõem atividades educativas para o ensino de finanças.

Ela não é uma educação fundada em cálculos e sim em planejamento e compreensão do mercado e seu ideal é aproveitar que ainda na escola se aprenda a viver em sociedade e a tomar decisões que influenciarão no futuro.

Possuem também o objetivo de melhorar a compreensão das crianças sobre conceitos e produtos financeiros, desenvolver os valores e as competências para tomar decisões sobre riscos financeiros, e fazer escolhas bem informados.

Como a educação financeira pode ajudar os alunos?

Dar início a educação financeira na infância unido as demais disciplinas curriculares na escola, irá fazer com que este aluno ao chegue à vida adulta lidando com as finanças pessoais e vivendo uma vida mais estável.

Infelizmente muitos jovens não têm propósitos em suas vidas, não planejam o futuro, pois pensam que estar longe, mas o tempo passa rápido.

Então mostrar aos alunos a importância de pensar no futuro e para atingir seus sonhos é necessário planejamento para chegará lá.

O financeiro não é apenas uma disciplina comum e sim um conhecimento para toda a vida que será passada de geração para geração.

Como estimular o aluno sobre finanças pessoais?

Enquanto seu filho ainda não possui educação financeira na escola, é interessante que você o estimule de alguma forma, aproveite para estimular através de: aplicativos, sites, blogs e vídeos na internet.

Mostre a importância de saber tratar o dinheiro e principalmente a diferença de necessidade e desejo.

Como ensinar educação financeira para crianças?

Algumas sugestões do documento ” Orientações para Educação Financeira nas Escolas” pode ajudar muitos pais, não sendo somente aplicadas, mas sim ensinadas em casa, para desenvolver um conhecimento mais pleno da criança e do jovem para o mercado de finanças.

Os itens a seguir são baseados nas orientações oficiais desse documento, confira alguns deles:

  • Ensine a montar um planejamento financeiro e a segui-lo;
  • Page corretamente seus impostos;
  • Repasse aquilo que não é mais utilizado;
  • Conheça os “cinco Rs do consumo consciente: refletir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar o que consumir”;
  • Adquirir produtos de empresas regularizadas e com responsabilidade social;
  • Exija a nota fiscal;
  • Manter um equilíbrio no consumo, avaliando se o produto ou serviço que se pretende adquirir é realmente necessário;
  • Conhecer os investimentos além da poupança para ajudar na decisão de onde é melhor aplicar o seu dinheiro.

Conclusão

Sendo em casa ou em escolas a educação financeira é essencial para a formação do cidadão.

E a educação financeira nas escolas propicia desde bem cedo a compreensão e uso correto do dinheiro.

Gostou do nosso texto? Comente!

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.