was successfully added to your cart.

Carrinho

Educação a Distância o que é? Tudo que o professor precisa saber

By 5 de fevereiro de 2019 BLOG

Educação a Distância o que é?

O educação a distância é uma ferramenta que possibilita a disseminação do conhecimento utilizando a internet. Na Educação a Distância, professor e aluno não estão juntos fisicamente, mas estão conectados por um ambiente virtual de aprendizagem AVA. Com a utilização da internet, é possível compartilhar o conhecimento globalmente, democratizando a educação.

A Educação a Distância está a alcance de qualquer pessoa com acesso a internet.

A educação a distância surgiu no século XIX, em 1833, na Suécia cursos eram desenvolvidos e enviados por correspondência utilizando cartão postais para se comunicar com os alunos. Mas para nossa felicidade a internet apareceu para revolucionar nosso mercado e hoje podemos comunicar de uma forma muito mais rápida com nossos alunos.

Na Educação a Distância, professor e aluno não estão juntos fisicamente, mas estão conectados por um ambiente virtual de aprendizagem.  A Educação a Distância é uma ferramenta que possibilita a disseminação do conhecimento.

Mas afinal, o que é Educação a Distância? 

Resumidamente: Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. Fonte: Portal MEC Hoje montar um curso on-line está acessível não somente para grandes empresas mas está disponível para empresas de todos os portes e para pessoas fícicas, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados. Continue lendo para saber tudo o que você precisa sobre educação a distância!

Qual a importância da educação a distância?

Com a utilização da internet, é possível compartilhar o conhecimento globalmente, democratizando a educação. A Educação a distância, por meio da tecnologia, vem proporcionar comunicação e troca de informações de uma forma dinâmica, onde os alunos e professores se tornam colaboradores.

Os cursos da Educação a Distância podem ser acessados durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer local onde existir acesso à internet. Esta facilidade, além de proporcionar ao aluno flexibilidade no horário de estudos, também oferece escolha de horário e local de estudos, possibilitando maior comodidade e mobilidade.

A educação a distância e a democratização do conhecimento 

A Educação a distância possibilita a democratização do conhecimento, permitindo a disseminação do conteúdo através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Diversos tipos de alunos podem acessar o conteúdo de vários locais do mundo, a qualquer hora do dia, independente da sua classe social ou localização geográfica. O EaD é uma modalidade que contribui com a educação tradicional, enriquecendo os cursos presenciais e a gestão do conteúdo a ser estudado.

Nunes considera:

A EAD é um recurso de incalculável importância como modo apropriado de atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. (NUNES, 1994, p.7)

Quais são os desafios para um curso a distância?

A evasão dos estudantes é um obstáculo que deve ser observado pelos desenvolvedores de um curso a distância. Deve-se buscar sempre novas estratégias para manter o aluno durante toda a duração do curso.

Na educação a distância, observa-se uma grande evasão dos alunos, por este motivo, é de suma importância que os professores e tutores dos cursos tenham formas de comunicação eficientes, com o objetivo de incentivar o aluno à conclusão do curso.  O professor deve utilizar linguagem apropriada.

A comunicação entre professor e aluno pode ser síncrona (chat ou web conferência) ou assíncrona (fórum de discussão ou mensagem por e-mail).

Quais são os profissionais envolvidos para o desenvolvimento de um curso a distância?

Para o desenvolvimento de um curso a distância é necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, composta por designer instrucional, conteudista, revisor, professores formadores, tutores, ilustrador, fotografo, designer gráfico, web designer, animador, equipe de vídeo, músico. Muitos destes profissionais desenvolvem mais de uma atividade nos projetos.

Atualmente contamos com diversas ferramentas tecnológicas que podem contribuir e facilitar o desenvolvimento de um curso a distância.

Quem é o responsável por um curso a distância?

Como é desenvolvido um curso a distância?

Para o desenvolvimento de um curso a distância é necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, composta por:

  • designer instrucional
  • conteudista
  • revisor
  • professores formadores
  • tutores
  • ilustrador
  • fotografo
  • designer gráfico
  • web designer
  • animador
  • equipe de vídeo
  • músico
  • entre outros

Atenção: Muitos destes profissionais desenvolvem mais de uma atividade nos projetos.

Atualmente com a evolução dos sistemas  de educação a distância já é possível um professor independente conseguir montar um curso virtual sem precisar contar com uma grande equipe. Já existem casos de professores montarem seus cursos sozinhos utilizando de diversas ferramentas disponíveis na internet.

Quais são os passos para criar um curso ead?

Para criar um curso ead o designer instrucional utiliza de uma  metodologia sistêmica em cinco passos:

  1. análise
  2. planejamento
  3. desenvolvimento
  4. implementação
  5. avaliação.

Quais são as etapas para montar um curso para educação a distância?

Etapa 1 Análise: o designer Instrucional efetua inicialmente uma reunião para detectar as necessidades de um curso online. Nesta etapa, ele utiliza um check list de verificação.

Etapa 2 Planejamento: o designer instrucional desenvolve o mapa de atividades, o storyboard e a matriz de design instrucional.

Etapa 3 Desenvolvimento : após todo o planejamento executado, o designer instrucional, juntamente com a equipe do projeto, desenvolve todo o material como vídeos, apresentações, jogos, apostilas, etc.

Etapa 4 Implementação: na quarta etapa, todo o material produzido é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem.

Etapa 5 Avaliação:  o designer instrucional deve mensurar os resultados obtidos e, se necessário, adequar o material para as próximas turmas.

Como funciona o suporte pedagógico na educação a distância? 

O suporte pedagógico ao aluno será através das ferramentas fóruns, e-mail e chats. Outro diferencial do curso será a elaboração de um trabalho em conjunto de forma colaborativa onde os alunos devem interagir e contribuir com o desenvolvimento do material.

Qual software gratuito é utilizado na educação a distância?

Moodle é um software gratuito utilizado para a educação a distância.,

Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, o uso desta ferramenta gratuita chega a 67,3% dentre as instituições pesquisadas, demonstrando ser uma plataforma confiável e utilizada mundialmente com suporte para várias línguas e integração com diversos softwares do mercado.

O ambiente de aprendizagem Moodle suporta uma grande quantidade de usuários, e estes podem ser cadastrados conforme o seu perfil: administrador, professor, tutor ou aluno.

O Moodle conta com  diversas ferramentas que podem ser utilizadas no desenvolvimento do curso. Fóruns e chats podem ser utilizados para comunicação assíncrona ou síncrona entre alunos e professores, a ferramenta glossário e Wiki podem ser utilizadas por todos os alunos, tornando o curso colaborativo. O aluno passa, então, a contribuir com o seu conhecimento.

As avaliações e questionários são ferramentas muito importantes para o fator de decisão, pois, através destas ferramentas, é possível avaliar o conhecimento do aluno.

Educação a Distância e Tecnologia

A Educação a distância, por meio da tecnologia, vem proporcionar comunicação e troca de informações de uma forma dinâmica.  Alunos e professores se tornam colaboradores.

O que a educação a distância possibilita?

A Educação a distância ou EaD possibilita a democratização do conhecimento. O conteúdo pode ser disseminado através dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Diversos tipos de alunos podem acessar o conteúdo de vários locais do mundo, a qualquer hora do dia. Independente da sua classe social ou localização geográfica. É uma modalidade que contribui com a educação tradicional, enriquecendo os cursos.

Qual o papel do Designer Instrucional?

O designer instrucional é o profissional capacitado e com as habilidades para orientar uma equipe na produção de cursos a distância. De uma forma sistêmica, o designer instrucional desenvolve uma metodologia de trabalho para uma equipe a fim de viabilizar um curso online.

Este tem como meta desenvolver um curso de uma forma didática / pedagógica, centrada no aprendizado do aluno, preocupando-se com a acessibilidade e a inclusão para atender o maior número de estudantes.

Segundo Chaves (2011), o Designer Instrucional (DI) realiza todo o processo de planejamento de um curso bem como o gerenciamento de seu desenvolvimento e execução.

João Ernani Antunes Costa Junior

Designer Instrucional – Gestor de Negócios Digitais

Leave a Reply