Diferenciais e Riscos de um Curso a distância

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]2.3 DIFERENCIAIS E RISCOS DO PROJETO

 

O diferencial deste projeto foi a forma como este foi desenvolvido, com mais de 70% de seu material composto por aulas em vídeo. As plataformas selecionadas para comercialização e hospedagem dos cursos são plataformas gratuitas, de código aberto. Os custos envolvidos serão com a plataforma profissional de hospedagem de vídeos Vimeo e a de Hospedagem dos cursos.

O curso foi pensado de forma pedagógica, focado no aluno, com diferentes tipos de mídias para um público alvo que inclui pessoas com deficiências auditivas. Nos vídeos, há legendas e há possibilidade de textos em formato doc para que esses usuários não sejam prejudicados pelo fato de que as ferramentas de leitura de tela já disponíveis na maioria das plataformas tenham que ser escutadas via áudio.

As filmagens serão realizadas em estúdio próprio, com a mais nova tecnologia de Alta definição e com compactação do vídeo, possibilitando que este funcione em várias velocidades de internet. O curso foi desenvolvido para a capacitação de profissionais educadores de todos os tipos, com exercícios práticos para melhor assimilação do conteúdo. O aluno poderá contar também com um tutor/professor durante o curso, capaz de tirar dúvidas e acompanhar os alunos melhorando o desempenho.

Um dos pontos fortes deste curso é o fato de ser focado no mercado, buscando a capacitação dos professores e o aumento de renda para os professores que poderão produzir e comercializar seus próprios cursos. Outro diferencial é que tanto a plataforma quanto o conteúdo poderão ser acessados de qualquer tablet, celular e / ou computador, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os fóruns serão de grande contribuição pois permitirão o desenvolvimento de um ensino colaborativo, em que os participantes têm um papel ativo de compartilhamento e enriquecimento do conteúdo. Os fóruns também ficarão disponíveis para consultas, gerando um grande banco de dados atualizado constantemente por todos.

Os riscos de mercado são um fator muito importante para o sucesso do curso. Analisar é de fundamental importância para o destaque no mercado. Hoje, na internet, observa-se uma grande tendência de cópias piratas de conteúdo e de valores baixos na venda dos cursos. Riscos legais também devem ser observados, respeitando todas as regras do direito autoral e de comercialização dos cursos.

Há riscos operacionais do pessoal a serem considerados tais como falta de atenção, desqualificação da equipe, desvio de conduta dos funcionários, falta de acompanhamento dos alunos. Há também riscos de processos, tecnologia, infraestrutura como erro do servidor e falta de backup do material. Ainda há os riscos

estratégicos: uma estratégia mal definida pode prejudicar o andamento do curso e a evasão de alunos.

Analisando o projeto desenvolvido, depara-se com alguns riscos que podem ser minimizados com algumas parcerias. Uma das parcerias sugeridas seria a do professor conteudista e do designer instrucional, que irão trabalhar durante todo o projeto. Estes podem participar dos lucros, pois, desta forma, estariam mais envolvidos com o projeto. Outra sugestão seria o desenvolvimento de no mínimo 5 cursos para a divisão dos custos com infraestrutura do projeto e manutenção da plataforma de vídeo hospedagem.

Outra sugestão é a utilização de plataformas terceirizadas, pois, desta forma, o custo com TI pode ser reduzido, pagando-se um aluguel mensal. Além disto, existem plataformas já implantadas no mercado com alto investimento de marketing para comercialização dos cursos. Ferramentas de terceiros também podem ser contratadas para diminuir os custos de produção de vídeos.

Outra estratégia é desenvolver cursos específicos para este público alvo, buscando diminuir os custos de marketing.

A infraestrutura planejada será de contratação de pessoal por demanda e por projeto, para minimizar os riscos ligados ao mercado e à evasão de funcionários.

Processos inadequados ou mal desenhados podem ter várias consequências, tais como o desperdício de tempo e recursos devido a retrabalho. Isto torna o trabalho do design instrucional essencial para uma empresa.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.