Cronograma de Atividades para criação de um curso online

Modelo de cronograma de um curso Online

O cronograma foi planejado da seguinte forma:

Fase 1, Análise: Nesta etapa, é feito um diagnóstico da necessidade do curso, identificação das necessidades de aprendizagem e do público alvo. Normalmente, esta atividade é realizada para que o designer conheça e analise as demandas de mercado. Os recursos humanos envolvidos nesta etapa são definidos pelo designer instrucional e pelo empreendedor (professor, gestores, empresas de treinamento entre outras). O prazo estimado para esta etapa é de duas semanas.

 Fase 2, Design (planejamento): Após a fase de diagnóstico, é iniciada a segunda etapa, onde o conteudista e o designer instrucional devem trabalhar em parceria. O professor deve expor seu conteúdo para o designer instrucional e este deve sintetizá-lo e desenvolver um mapa de atividades. Quando necessário, o designer pode utilizar a matriz do designer instrucional para especificar dinâmicas mais complexas. Para ilustrar o desenvolvimento do curso, o designer instrucional pode utilizar a ferramenta Storyboard, onde serão apresentadas as telas principais para o desenvolvimento do conteúdo. O prazo estimado para esta etapa é de quatro semanas. Esta duração se justifica, pois, nesta etapa, é possível minimizar os erros e viabilizar o curso financeiramente.

 Fase 3, Desenvolvimento: Uma vez definidos os recursos e atividades a serem executadas, faz-se necessária a inclusão de outros profissionais: um para a produção de e-books e formatação da identidade visual (Designer Gráfico / Programador Web) e um produtor de vídeo para o desenvolvimento das videoaulas. Estas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma de ensino a distância.

 Fase 4, Comercialização: Esta etapa terá início na sexta semana e será iniciada concomitantemente com a etapa de desenvolvimento do material do curso (fase 3). Uma plataforma de divulgação e venda deve ser implantada e personalizada. O material de marketing deve ser desenvolvido por um profissional especialista em marketing digital, juntamente com o web designer. Este material deve ter como objetivo a captação de alunos para o curso.

Fase 5, Implementação: A implementação inicia-se na décima semana, quando o material já está quase todo produzido. O material deve ser disponibilizado no ambiente virtual de aprendizado e validado para sua utilização. O programador do ambiente virtual de aprendizado deve seguir o mapa de atividades desenvolvido na Fase 2, Design (planejamento). Todo o conteúdo deve ser disponibilizado e testado na plataforma, sempre buscando tornar a usabilidade do sistema mais apropriada para o aluno.

 Fase 6, Avaliação: Durante o curso, o aluno será avaliado automaticamente por meio de questionários e terá que atingir uma média mínima de 70% de aproveitamento; outra avaliação será feita no final do curso, momento em que o aluno deve demonstrar o conhecimento obtido através da apresentação de uma videoaula. Durante todas as fases, uma vez por mês, será feita uma avaliação financeira para manter a saúde do projeto.

 

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