A importância da educação para um país melhor

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA UM PAÍS MELHOR

Ah se todos soubessem da importância do ensino para a melhoria de um país.

Afinal ela possui um impacto significativo em todas as áreas de nossa vida.

Venha conhecer mais no artigo a seguir o poder que o acesso a uma educação de qualidade pode fazer também pelo nosso Brasil!

A Educação

A educação tem um choque muito forte em todas as áreas de nossa vida, em todas as classes sociais de todas as partes do mundo.

Os países que possuem uma boa educação, respeito, zelam para o cumprimento das leis, condenam as más feitorias, os privilégios e praticam a cidadania, como consequência, desenvolvem-se.

A educação é essencial para a transformação de uma nação, os países que não valorizam a ética e o trabalho em geral, mostram uma economia fraca, os rendimentos são baixos, refletindo em todo segmento, como habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida.

O que é aprendizagem

Aprendizagem se diz ao método relacionado com o ato ou efeito de aprender, onde estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, gerando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.

Digamos que tudo o que ocorre no nosso dia a dia, de uma forma, acaba nos agregando algum conhecimento e nesse sentido constituir-se em aprendizagem, pois esses acontecimentos constituem-se de experiências que através de nossas observações, na medida em que concomitantemente vamos aumentando nosso grau de instrução – nos permitem fazer relações cognitivas cada vez mais ricas e complexas.

Leia também: Ensino e aprendizagem O que é, conceito e definição

a importância da educação

 

A importância da educação para o combate à pobreza

Quanto maior for o acesso das pessoas ao conhecimento (educação), mais oportunidades terão no mercado de trabalho.

Afinal conhecemos essa realidade de que uma pessoa que concluiu uma pós-graduação tem 422% mais chances de conseguir um emprego do que quem não se alfabetizou.

Quem estuda possui melhores salários, veja que um pós-graduado é 544% maior do que aquele recebido pelos analfabetos.

A importância da educação para diminuir a violência

Outro fator que nos chama a atenção para a importância da educação é capacidade de impactar na diminuição desta desigualdade e contribui para uma sociedade menos violenta.

Ela também auxilia a superar a intolerância e ajuda a superar estereótipos e intolerância, e a vencer a batalha contra a ignorância.

A importância da educação para a Melhora a economia

É de conhecimento que com uma educação de qualidade a economia de um país tende a melhorar consideravelmente.

Ora, os países que priorizaram o ensino de qualidade em seus governos nos últimos tempos, como Coreia do Sul e Irlanda, historiam um crescimento econômico acima da média.

O documento da UNESCO apontou que cada ano adicional de escolaridade aumenta a média anual do PIB em 0,37%.

A importância da educação para o  Acesso a outros direitos

Educação oferece aos indivíduos consciência e conhecimento de que são sujeitos de direitos, isto é, que possuem direitos garantidos por lei e podem exigir que eles se cumpram.

Sem conhecimento das informações, como saber que você possui direito à saúde e bem-estar, tenho direito ao meio ambiente sadio, tenho direito a condições adequadas de trabalho, tenho direito a ser tratada com dignidade?

A importância da educação para a Promoção da Saúde

Vejamos o seguinte caso: uma pessoa que teve acesso à educação de qualidade terá maiores condições de cuidar da saúde de seus filhos, pois é mais sensível a importância da prevenção, da vacinação e de hábitos de higiene, além de saber como procurar tratamento quando necessário, do que a outra que foi privada de tal conhecimento.

Além de diminuir a mortalidade infantil e a taxa de fecundidade, a educação está ligada aos hábitos saudáveis, pois os indivíduos com maior nível de escolaridade possui menos chances de ser obeso e de fumar diariamente, essa relação permanece evidente independente de sexo, idade e renda.

Conclusão

Esse artigo apresentou que a educação é mais que uma aquisição do saber, ela oferece desenvolvimento e participação política ativa de uma país.

Deixe seu comentário com sua opinião e não deixe de cadastrar para receber nossa newsletter!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.